Postagens

11 de fev de 2013

Arroz integral de forno


Opções para variar o arroz integral.
Arroz integral de forno


Ingredientes
1 xícara de arroz integral
1 peito de frango
200 gramas de queijo muçarela ralada
1 xícara (chá) de milho verde cozido
1 xícara (chá) ervilha fresca cozida
2 ovos cozidos e picados
10 azeitonas pretas picadas
1 pitada de pimenta calabresa
1 colher (chá) de açafrão
1 colher (chá) de colorau
1 kg de tomate maduro para molho
Alho e cebola a gosto
Sal a gosto
Óleo de canola

Modo de fazer
Cozinhe o peito de frango na água com alho, cebola, sal, o açafrão e o colorau, reserve a água do cozimento e desfie o frango. Cozinhe o arroz integral com sal, alho, cebola e o caldo do frango (complete com água se for necessário) - a quantidade de água para cozinhar o arroz integral varia conforme a marca – para cozinhar a marca que eu uso são 2 ½ xícaras (chá) de água.
Faça o molho de tomate – passe os tomates pela água fervente, para retirar a pele. Pique o tomate, 1 cebola, um dente de alho e um pimentão vermelho. Leve ao fogo para cozinhar com um pouco de água. Deixe apurar bem. Bata no liquidificador depois de frio. Depois refogue em um pouco de óleo de canola, alho, cebola e acrescente o sal. Despeje o tomate batido e refogue até reduzir e ficar um molho grosso. Acrescente o milho, a ervilha, a pimenta calabreza, o ovo picado e a azeitona. Misture o molho com o arroz cozido.

Montagem
Coloque a mistura do arroz com o molho no fundo de uma trravessa, coloque a muçarela ralada, outra camada de arroz e termine com a muçarela ralada. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
Obs.: Se quiser evitar a lactose, substitua a muçarela pela tofu.