Postagens

1 de mar. de 2013

Bolo de cenoura sem glúten e lactose

Pessoal, semana passada resolvi fazer esse bolo para o lanche dos meninos. Fazendo o almoço e o bolo ao mesmo tempo, esqueci de bater as claras em neve. Coloquei tudo no liquidificador, bati e coloquei na assadeira, resultado: o bolo ficou melhor ainda, meus filhos vieram me perguntar o que eu tinha feito de diferente que o bolo estava uma delícia, e o pior é que eu nem me toquei que tinha feito de outra forma. Só fui lembrar à noite o que eu havia feito de diferente. Resumo - ficou mais fácil de fazer e mais gostoso. Divirtam-se...
Bolo de cenoura sem glúten e sem lactose

Ingredientes
3 cenouras médias
1/2  xícara ( chá ) de açúcar mascavo
1 1/2  xícaras ( chá ) de creme de arroz
1/2 xícara (chá) de farinha de arroz negro integral (pode usar a integral comum)
3/4 xícara ( chá ) de óleo
2 ovos
1 colher ( sopa ) de fermento em pó

Modo de preparo
Bata as claras em neve e reserve. 
Bata no liquidificador as cenouras, o açúcar, o óleo e as gemas. 
Despeje esta mistura em uma bacia e adicione o creme de arroz e a farinha de arroz junto com o fermento, e em seguida adicione as claras em neve mexendo levemente.
Levar ao forno pré aquecido em assadeira untada e polvilhada com creme de arroz.

Calda de chocolate
8 colheres de açúcar demerara
2 colheres de manteiga
2 colheres de chocolate em pó
1 colher de cacau em pó
2 colheres de leite de coco ou água
Leve ao fogo até engrossar. Depois de pronto, jogar sobre o bolo ainda quente.
Bolo pequeno
Obs.: A cobertura tem manteiga, se vc precisa evitar a lactose, pode usar a biomassa de banana verde para dar a cremosidade - fica diferente, mas o resultado é bem saboroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário