Postagens

27 de fev. de 2013

Aveia - Flocos, Farelo e Farinha na sua Mesa

Você quer emagrecer, mas está sem energia, desanimada, estressada, tem diabetes, pressão alta, colesterol alto, queda de cabelo, unhas fracas, quebradiças ou com descamação, pele ruim, o seu intestino não funciona bem...??? Conheça alguns benefícios da Aveia para melhorar sua saúde!



Aveia
Flocos, Farelo e Farinha na sua mesa



A aveia (Avena sativa L) tem vários nutrientes, como:
v  Carboidratos,
v  Proteínas,
v  Vitaminas (A, D, E, B1, B2, B3, Complexo B)
v  Minerais (silício, magnésio, cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo, enxofre, sódio, etc),
v  Ácido linoleico (gordura essencial),
v  Lecitina e  cisteína,
v  Contém também as fibras alimentares como as βeta-glucanas, razão pela qual a aveia é considerada um alimento funcional.

Tipos de aveia
Flocos
As aveias em flocos grossos e flocos finos são obtidas a partir do grão de aveia integral, mantendo todas as suas partes e sem acréscimo de outros ingredientes. A aveia em flocos finos é processada mais vezes que a em flocos grossos, por isso é mais fininha, podendo ser utilizada para fazer bolos, pães, barra de cereais, cookies, granola, comer com frutas e para substituir a farinha de trigo ou de rosca em preparações salgadas, como: rocamboles de carne, almôndegas e hambúrgueres.
Farelo
O farelo de aveia é obtido através da parte mais interna do grão, possuindo uma textura mais refinada, podendo ser utilizada da mesma maneira que a aveia em flocos finos.
Prensada ou laminada
Também é obtida a partir do grão integral passando pelo processo de prensagem, preservando as fibras e os nutrientes, por isso o formato mais achatadinho.
Farinha de aveia
É obtida a partir da parte mais interna do grão da aveia, o que faz com que se perca parte das fibras.

Quais os benefícios destes nutrientes para a sua saúde e longevidade?

Estudos relatam vários benefícios para a saúde humana...
1)  Fornece energia: o amido é convertido em açúcar, essencial para alimentar os neurônios;
2)  Estimulante mental: o ácido linoleico (gordura essencial) e a lecitina ajudam a manter as membranas neuronais sãs e ativas. Além disso, a vitamina B1 e o fósforo ativam as funções cerebrais;
3)  Anti-estresse: a avenina contida na aveia possui uma ação relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou estresse;
4)  As fibras: combatem o mau hálito, facilitam a digestão, geram saciedade, auxiliam no emagrecimento, fazem o seu intestino funcionar melhor, controlam o açúcar na corrente sanguínea, são responsáveis pela melhora da circulação sanguínea e pressão arterial, reduzem o colesterol, etc;
5)  Pele: as fibras ajudam no funcionamento intestinal, sendo fundamental para eliminação de substâncias tóxicas no nosso organismo, diminuindo assim, a inflamação que pode promover o envelhecimento precoce da pele.
a)    As fibras da aveia controlam o aumento do açúcar no sangue e a produção de insulina pelo pâncreas impedindo a desestabilização das fibras de colágeno e elastina da pele. Com isto, promovem a hidratação da pele, deixando-a lisa, sem rugas, sem manchas e livre da flacidez.
b)    A aveia é rica em cisteína e vitaminas do complexo B. Sendo que a B1 promove uma pele saudável, tonificada e firme, enquanto as vitaminas do complexo B mantêm a regeneração das células da pele e a cisteína é necessária para a formação da queratina.
c)    Rica em minerais (manganês, selênio e fósforo), importantes para a pele, cabelo e unhas. O manganês auxilia na formação do colágeno, mantendo a estrutura da pele, unhas e cabelo e o silício protege a integridade das fibras da elastina e colágeno que tem a função de preservar a elasticidade e flexibilidade dos tecidos da pele.a


6)  Ossos: as vitaminas e os minerais fortalecem os ossos, além de fortalecer os músculos e atuar na formação de sangue, etc.

Independente do tipo de aveia, não deixe de consumi-la. Os diversos tipos disponíveis facilitam sua utilização em muitas preparações, sem interferir na textura, rendimento e sabor das receitas, sendo que ao mesmo tempo estamos enriquecendo a nossa alimentação, tornando-a muito mais nutritiva e saudável. Então, basta usar a criatividade!
É um alimento fácil de achar e consumir. Experimente!!!

Dra. Maria Francisca Da Silva
Nutricionista Clínica Funcional – Personal Diet, Esportiva e Fitoterapia
Coordenadora Multidisciplinar do Programa de Educação Alimentar
“Saudável é Comer Bem e Estar Bem”.
Telefones: (15) 3011-9199 - Celular: (15) – 9107-4335.
Rua da Penha, 1113. Sala 04. Sorocaba.

Um grande abraço

3 comentários: